Quatro ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem comparecer a comissões da Câmara dos Deputados nesta semana para prestar esclarecimentos sobre diversos temas ligados às suas pastas. Os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente) foram convocados, enquanto Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho) receberam convites para participação.
A convocação de Mauro Vieira partiu de deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden). Na sessão agendada para terça-feira (6), o ministro deverá explicar a concessão de asilo diplomático à Nadine Heredia, ex-primeira dama do Peru, condenada por corrupção envolvendo o caso Odebrecht.
Já Marina Silva terá que comparecer, também por convocação obrigatória, à Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na quarta-feira (7). Ela responderá perguntas sobre impactos ambientais relacionados à construção de uma rodovia em Belém (PA), planejada para a realização da COP30. Os parlamentares também questionarão o papel da ministra no Acampamento Terra Livre (ATL), evento indígena que terminou em confronto com policiais em Brasília.
Além disso, os ministros Paulo Teixeira e Luiz Marinho foram convidados a falar em suas respectivas comissões. Paulo Teixeira deve discutir na terça-feira o aumento no preço dos alimentos e o processo de regularização fundiária. Já Luiz Marinho apresentará na quarta-feira o planejamento do Ministério do Trabalho para 2025, além de outros temas relacionados ao setor trabalhista.
Inicialmente previsto para comparecer à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na terça-feira, o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), não terá mais que comparecer após pedir demissão na última sexta-feira (2). Lupi enfrentava pressão após revelações de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que podem chegar a R$ 6 bilhões.