O complexo aeroespacial Starbase, construído pela SpaceX na região costeira do sul do Texas, foi oficialmente incorporado como cidade após aprovação em votação realizada no sábado (3), no Condado de Cameron. Segundo os resultados não oficiais, a maioria dos 283 eleitores registrados — em sua maioria funcionários da SpaceX — votou a favor da medida. A decisão transformará a área industrial em um município com governo próprio, incluindo prefeito e vereadores.
Fundada ao longo da última década, Starbase abriga operações de desenvolvimento e lançamento de foguetes da empresa liderada por Elon Musk, com destaque para testes da Starship, considerada a mais potente do mundo. A mudança administrativa ocorre em um momento de expansão da infraestrutura local, que já conta com bairros residenciais, uma escola privada em construção e mais de 3 mil funcionários.
A declaração de Elon Musk nas redes sociais confirmou o novo status do local: “Starbase, Texas agora é uma cidade de verdade!”. A medida, contudo, tem provocado controvérsia entre moradores antigos e autoridades locais.
Críticos temem que a incorporação dê à SpaceX mais autonomia para contornar regulações e limitar o acesso público à praia de Boca Chica, localizada próxima à base de lançamentos. Atualmente, o condado fecha a única via de acesso nos dias de testes ou decolagens. Um projeto de lei estadual chegou a propor que o futuro prefeito da cidade tivesse autoridade sobre o controle dessa estrada, mas a proposta não avançou na Câmara Legislativa.
Jared Hockema, administrador municipal de Port Isabel, expressou preocupação com o uso do poder público para fins corporativos. “Ninguém é contra o progresso”, afirmou. “Mas será que eles respeitam o interesse público em tudo o que fazem?”
A Starbase tem menos de 3,8 km² e inclui grande parte das instalações da SpaceX e áreas residenciais ocupadas quase exclusivamente por funcionários da empresa. Registros indicam que, dos 247 lotes residenciais na área incorporada, apenas 10 não pertencem à SpaceX ou aos seus colaboradores.
O juiz do Condado de Cameron, Eddie Treviño Jr., afirmou que a incorporação marca a primeira desde a década de 1990. Ele reconhece o potencial econômico trazido pela empresa, mas destaca que ainda não está claro quais funções públicas a nova cidade assumirá, como policiamento ou licenciamento.
A transformação da Starbase em cidade é mais um passo na estratégia de Musk de consolidar o local como centro estratégico de suas ambições espaciais. A sede da SpaceX foi transferida para o local e a região já abriga uma estátua em homenagem ao empresário. Segundo defensores, a cidade pode ajudar a descentralizar serviços do condado e facilitar o crescimento da infraestrutura voltada aos lançamentos espaciais.