Presidente da RFEF se desculpa por beijar jogadora em comemoração de Copa
Luis Rubiales, chefe da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), se desculpou publicamente depois de um incidente que gerou repercussão mundial. Rubiales foi flagrado beijando a atleta Jennifer Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20). O líder do futebol espanhol expressou suas desculpas na segunda-feira, admitindo sua falha e prometendo aprender com o episódio.
A situação ocorreu enquanto Hermoso estava cumprimentando os dirigentes esportivos, quando se encontrou com Rubiales. Em um lapso de julgamento, Rubiales abraçou a jogadora, segurou seu rosto e lhe deu um beijo nos lábios. Este ato ultrapassou os limites do protocolo de comemoração padrão, causando desconforto na jogadora e sendo repreendido por várias autoridades, incluindo membros do governo espanhol.
Em um pedido de desculpas público, Rubiales afirmou: “Indiscutivelmente errei e preciso admitir. Em um momento de grande euforia, sem qualquer má intenção ou propósito, aconteceu o que aconteceu, muito espontaneamente”. A jogadora Jennifer Hermoso também falou sobre o incidente em uma transmissão ao vivo, dizendo que se sentiu desconfortável. O ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, classificou a ação de Rubiales como “inaceitável”, sublinhando que todas as jogadoras “merecem respeito”.