Médica colombiana extrai barata de ouvido de paciente em vídeo viralizado no TikTok; Veja as orientações para lidar com incidentes parecidos
A vida real muitas vezes ultrapassa os limites da ficção e não poderia ser diferente com uma história viral recente que surgiu na plataforma de mídia social TikTok. O vídeo, protagonizado pela médica colombiana, Paula Avalos, mostrando a remoção de uma indesejada barata do ouvido de um paciente ganhou milhões de visualizações e dominou o diálogo em toda a comunidade online.
O vídeo, que foi compartilhado na semana passada, rapidamente acumulou muitos espectadores, alcançando atualmente mais de 2,1 milhões de visualizações, juntamente com mais de 11 mil comentários e 40 mil curtidas. Com a legenda “Malditas baratas”, o vídeo é uma crônica de Avalos, que faz residência no Hospital Departamental de Villavicencio, em Meta, na Colômbia, realizando o procedimento de remoção do inseto do ouvido de sua paciente.
@paulaavalosss Malditas cucarachas 🪳🪳🪳#cucarachas #bichooidos ♬ Cool Kids (our sped up version) – Echosmith
A filmagem chocante mostra o inseto dentro do ouvido da paciente no início, e com o uso de uma pinça de metal, Avalos consegue retirar a barata, após uma tentativa inicial falha.
Histórias como essa ilustram a importância de buscar atenção médica quando enfrentamos situações inusitadas, como a presença de um objeto estranho no ouvido, nariz ou garganta. Embora a maioria desses incidentes geralmente não cause problemas graves, alguns podem levar a complicações sérias.
O médico otorrinolaringologista, Igor Guerra, compartilhou com a CNN a necessidade de estar atento a duas possibilidades de corpo estranho no ouvido, sendo elas: inanimadas, como parafusos, bolinhas, miçangas e animadas, como insetos.
De acordo com Guerra, não há urgência quando se trata de corpos inanimados no ouvido, mas um corpo estranho animado pode exigir atenção imediata, devido à dor intensa causada pelo movimento do inseto no canal auditivo. Além disso, há o risco de perfuração da membrana do tímpano e danos à audição, como surdez.
O especialista sugere que a vaselina líquida seja usada imediatamente se um inseto entrar no ouvido, pois irá parar o movimento do inseto e possibilitar sua remoção. No entanto, se o inseto não sair, a ajuda médica urgente deve ser procurada.
Além disso, se um corpo estranho estiver inserido no nariz, sempre será uma situação de emergência. Isso porque há chance do indivíduo aspirá-lo, fazendo com que o objeto vá para o pulmão.