Líder de milícia em Sepetiba é preso em operação da Polícia Federal
Na última quarta-feira (30), um líder de milícia que atua nos bairros de Sepetiba e Nova Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Federal (PF). A operação foi realizada em parceria com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ). As ações contra o miliciano fazem parte das investigações da operação Dinastia, iniciada em agosto de 2022, cujo objetivo é desmantelar a organização criminosa atuante na região.
O mandato de prisão temporária foi emitido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ele foi cumprido na Rodovia Presidente Dutra, próximo ao município de Paracambi, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Após a prisão, o homem foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferido ao sistema prisional.
O individuo está sendo acusado por dois crimes: milícia privada e comércio ilegal de arma de fogo. Caso seja considerado culpado, a soma das penas máximas pode chegar a 20 anos de reclusão. A ação da Polícia Federal segue em linha com os esforços de combate à milícia e ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.