O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se neste domingo (4) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante a Global Milken Conference, em Los Angeles. A conversa marcou o primeiro encontro presencial de alto escalão entre os dois países desde a posse do presidente Donald Trump em janeiro.
Segundo Haddad, o foco principal do encontro foi a discussão sobre as tarifas de 10% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de outros países. O ministro havia antecipado, na semana anterior, que trataria do tema com Bessent, embora tenha ressaltado que negociações formais sobre tarifas são conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), sob comando do vice-presidente Geraldo Alckmin.
A agenda de Haddad nos Estados Unidos inclui ainda a apresentação do novo plano brasileiro para expansão de data centers e a busca por investimentos estrangeiros na área de tecnologia. O ministro participa de painéis e reuniões com executivos do setor, promovidos pelo Milken Institute.
Durante os compromissos, Haddad pretende destacar a estratégia do governo federal para inovação, infraestrutura digital e desenvolvimento sustentável. Temas como financiamento climático também estão sendo debatidos com investidores internacionais.
Encerrada a visita aos Estados Unidos, o ministro da Fazenda segue para a Cidade do México, onde se encontrará com autoridades locais para tratar de acordos e parcerias nas áreas econômica e comercial.