O extrato pirolenhoso, também conhecido como fumaça líquida, tem se mostrado uma alternativa promissora para o agronegócio, unindo rentabilidade e sustentabilidade. O produto é obtido por meio da condensação da fumaça gerada na queima de madeira sem a presença de oxigênio, e possui diversas aplicações no campo.
O tema foi abordado no programa A Força do Agro desta quarta-feira, 30, que apresentou as vantagens do uso do extrato pirolenhoso. A substância pode ser utilizada em várias etapas da produção agrícola e pecuária, além de representar uma alternativa ambientalmente correta para o reaproveitamento de resíduos da queima de madeira.
A utilização do extrato contribui para práticas mais sustentáveis, atendendo à crescente demanda por soluções que aliem produtividade e menor impacto ambiental. Para os produtores rurais, trata-se de uma oportunidade de agregar valor ao processo produtivo e encontrar novos caminhos de geração de receita.
Veiculado de segunda a sexta-feira, o programa A Força do Agro tem como proposta apresentar temas relevantes para o setor, destacando inovações e promovendo a conexão entre o campo e a cidade por meio de uma linguagem acessível e informativa.