A renomada cientista britânica Susannah Boddie, de 27 anos, tida como uma das “heroínas” no combate à pandemia de covid-19, morreu trágica e prematuramente em um acidente de bicicleta, em Brescia, na Itália, no último sábado, dia 12. Originária de Oxfordshire, Inglaterra, Susannah sofreu ferimentos fatais após cair de sua bicicleta enquanto descia uma trilha íngreme em direção a uma floresta, de acordo com relatórios da mídia britânica. O acidente ocorreu em um segmento de trilha descrito como “particularmente intenso”, e apesar da cientista estar usando um capacete, a queda resultou em uma lesão grave na cabeça.
Emitiu comunicado, a família de Susannah pediu privacidade neste difícil momento e relembrou devotadamente a paixão com a qual ela viveu sua vida e o carinho com que era tratada pela família e os amigos. “Susannah viveu a vida ao máximo e conquistou muito em sua curta vida. Ela era a pessoa mais adorável e gentil, que sempre inspirou e cuidou dos outros. Tenho certeza de que foi amada por seus muitos amigos”, disseram os familiares de Susannah.
A morte de Susannah também foi sentida no 10 Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, onde ela trabalhou como cientista de dados e gerente de equipe de saúde. “Susannah era uma cientista incrível, uma esportista inspiradora, uma colega e amiga muito amada e admirada”, disse um porta-voz do governo do Reino Unido. “Nossos pensamentos estão com a família dela neste momento difícil.” Antes de sua carreira governamental, Susannah se formou em Farmacologia na Universidade de Cambridge e realizou um mestrado em Biologia de Sistemas.