Cantor Carlos Gonzaga, pioneiro do rock no Brasil, morre aos 99 anos
O cenário musical brasileiro amanheceu mais triste nesta sexta-feira (25), com o anúncio do falecimento de Carlos Gonzaga, aos 99 anos. Reconhecido como um dos pioneiros do rock no Brasil, o cantor mineiro faleceu em Velletri, na Itália, onde estava hospitalizado. A notícia de sua morte foi divulgada na página do artista no Facebook, sem detalhes sobre a causa.
Carlos Gonzaga teve uma carreira musical relevante, durante a qual ficou famoso por conferir uma roupagem brasileira à canções estrangeiras, em versões cantadas em português. Sua adaptação mais emblemática foi a do hit “Diana”, gravado originalmente pelo cantor canadense Paul Anka. A versão de Gonzaga rapidamente conquistou a popularidade entre os ouvintes brasileiros em 1958, e ganhou ainda mais notoriedade na década de 1970, quando integrou a trilha sonora da novela “Estúpido Cupido”, exibida pela TV Globo.
Além de “Diana”, Gonzaga também se consagrou com versões nacionais de músicas icônicas como “Only You”, “The Great Pretender”, “Oh, Carol”, e “It’s Not For Me to Say”. Essas canções foram rebatizadas por ele como “Só Você”, “Meu Fingimento”, “Oh, Carol” e “Quero te dizer”, respectivamente. Estas versões demonstram a habilidade do músico em imprimir um estilo pessoal e brasileiro às canções, contribuindo para o enriquecimento cultural da música nacional.