Brigadeiro da FAB confirma entrega de ‘moeda institucional’ a Bolsonaro em cerimônia
Um vídeo que viralizou nas redes sociais provocou questionamentos sobre o objeto entregue pela brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) Ana Paola Brasil Medeiros ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma cerimônia em dezembro de 2022. Medeiros, ao esclarecer o mistério, afirmou que o item em questão é uma moeda institucional do Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas), um setor do Ministério da Defesa. Para explicar o ato simbólico, a oficial alegou que é uma tradição militar passar objetos como este durante apertos de mão em solenidades oficiais. Na ocasião da entrega, Medeiros ocupava o cargo de diretora da Desas.
Segundo a oficial, as moedas institucionais, como a entregue a Bolsonaro, são objeto de coleção e homenagem sem qualquer valor financeiro, representando uma organização militar. A brigadista é colecionadora das referidas moedas e destacou a beleza delas, especialmente quando expostas em uma base de madeira. Neste caso específico, a moeda é do Desas, empresa que a oficial comandava no momento. O Comando da Aeronáutica também se pronunciou, atestando que a entrega foi uma iniciativa pessoal da oficial e que tais moedas não têm valor financeiro, mas simbolizam uma prática tradicional e comum entre as Forças Armadas mundialmente.
A oficial entregadora, Ana Paola Brasil Medeiros, é natural do Rio de Janeiro e integra a FAB desde setembro de 1993, ocupando cargos importantes em diferentes fases da carreira, como no comando do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Porto Velho e no Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira. Ela foi a primeira mulher a se tornar diretora do Desas. Para os militares, a prática de entregar as “challenge coins” representa uma forma de respeito e reconhecimento. Essas moedas, originárias da Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, são um símbolo tradicional de identificação militar.