O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (7) manter as taxas de juros no intervalo entre 4,25% e 4,50%. O presidente da instituição, Jerome Powell, descartou qualquer corte preventivo nas taxas como resposta aos impactos das tarifas comerciais defendidas pelo ex-presidente Donald Trump.
“Não é uma situação em que podemos agir preventivamente, porque, na verdade, não sabemos quais serão as respostas aos dados até que tenhamos mais dados”, declarou Powell. Ele enfatizou que as decisões da instituição continuam baseadas em indicadores econômicos, projeções e análise de riscos.
Impacto das negociações comerciais
Powell destacou que as recentes movimentações da Casa Branca indicam uma nova fase nas relações comerciais dos EUA. As iniciativas do governo para renegociar com importantes parceiros podem alterar significativamente o cenário econômico.
“Parece que estamos entrando em uma nova fase, em que o governo está iniciando negociações com vários de nossos importantes parceiros comerciais, e isso tem o potencial de mudar o cenário materialmente — ou não”, afirmou o presidente do Fed.
Apesar das pressões públicas de Trump por juros mais baixos, Powell reforçou que tais demandas não interferem na autonomia do Banco Central, cuja atuação segue critérios técnicos.
EUA e China discutirão tarifas neste fim de semana
Em meio ao clima de incerteza comercial, os Estados Unidos anunciaram que representantes do Tesouro e do Escritório do Representante Comercial se reunirão com autoridades chinesas na Suíça neste fim de semana. A pauta será a discussão sobre tarifas e o reequilíbrio das relações econômicas entre os dois países.
“Estou ansioso por conversas produtivas, enquanto trabalhamos para reequilibrar o sistema econômico internacional para melhor atender aos interesses dos Estados Unidos”, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A identidade dos representantes chineses ainda não foi confirmada oficialmente, mas o vice-primeiro-ministro He Lifeng é apontado como um dos principais negociadores envolvidos nas tratativas.