Durante visita ao Vaticano na última quarta-feira (13), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), encontrou-se com o Papa Francisco e entregou ao pontífice lembranças que representam o estado de Minas Gerais. Em resposta a uma brincadeira feita pelo Papa sobre o comportamento dos mineiros nas lutas, Zema mencionou que os mineiros lutam pela liberdade e citou a frase em latim na bandeira de Minas Gerais.
Como presentes, Romeu Zema entregou ao Papa Francisco uma palma barroca, peça de artesanato produzida na cidade de Sabará, e um café da cidade de Campos Altos. Durante a conversa, o governador ressaltou a importância da arte barroca no Brasil e a produção de café no estado.
O objetivo da viagem de Romeu Zema à Europa é atrair investimentos para Minas Gerais. O governador visitou a Itália e a Áustria, com destaque para a vistoria à Superestrada Pedemontana Veneta, construída pela empresa italiana INCS S.P.A, que também será responsável pela construção do Rodoanel Metropolitano da Grande Belo Horizonte. A viagem de Zema tem previsão de encerramento na próxima sexta-feira (15).