O youtuber e professor brasileiro Marcel Albuquerque, membro da equipe do renomado youtuber Felipe Neto, recentemente caiu vítima de um golpe de portabilidade, perdendo acesso à sua linha telefônica e suas redes sociais. A saga começou com uma interrupção no serviço de Internet, seguida pelo desconexão de sua linha telefônica e uma mensagem sobre uma suposta mudança em seu plano de telefone. O usurpador das contas começou a postar sobre propostas de investimento, se passando por Marcel.
Albuquerque acredita que a brecha foi explorada através de seus dados pessoais como nome, CPF e número de telefone para solicitar indevidamente a portabilidade numérica de seu celular para outra operadora. A situação chamou atenção de seu colega Felipe Neto, que fez apelo em suas redes sociais pedindo às autoridades e operadoras soluções para evitar tal tipo de fraude. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em resposta afirmou estar trabalhando para tornar o procedimento de portabilidade mais seguro e evitar tais fraudes.
Embora Albuquerque tenha conseguido recuperar parte de suas redes e linha telefônica, o temor é que o golpe possa ter feito outras vítimas entre seus contatos. O incidente lança luz sobre a importância da segurança digital, principalmente em relação ao processo de portabilidade e segurança nas redes sociais, destacando a necessidade de medidas preventivas por parte das autoridades e dos consumidores.