O exército israelense divulgou um vídeo, de 1 minuto e meio, que mostra um terrorista do Hamas percorrendo de moto, em alta velocidade, um longo túnel cavado pelo grupo na Faixa de Gaza.
As imagens mostram o terrorista usando um capacete e uma jaqueta preta com o logotipo do Hamas. Ele pilota a moto por um túnel estreito e escuro, com paredes de concreto armado.
O vídeo foi publicado no Twitter pelo exército israelense, que o descreveu como uma “prova da sofisticação dos túneis terroristas”.
“Quando falamos de túneis terroristas, estamos falando de túneis sofisticados, longos e perigosos que os terroristas do Hamas cavaram com o objetivo de massacrar, sequestrar e causar danos a israelenses inocentes”, disse o exército israelense.
O vídeo foi divulgado em meio à escalada de violência entre Israel e o Hamas. No sábado, 21, o grupo terrorista lançou ataques contra várias instalações militares israelenses. Em resposta, as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram alvos do Hamas na Faixa de Gaza.
Os túneis são uma das principais armas do Hamas contra Israel. O grupo usa as passagens subterrâneas para transportar armas, munições e terroristas para o interior de Israel.
As FDI têm trabalhado para destruir os túneis do Hamas. Em 2021, as forças israelenses lançaram uma operação militar para destruir os túneis na Faixa de Gaza. A operação durou 11 dias e resultou na morte de mais de 200 palestinos, incluindo civis.