Vídeo mostra americano Paul Whelan detido há anos em presídio russo

Um novo vídeo divulgado pela agência de notícias estatal Russia Today (RT) oferece um raro vislumbre da vida do ex-fuzileiro naval americano Paul Whelan, que se encontra em uma prisão na Rússia. Nas imagens, Whelan é visto várias vezes, inclusive usando uma máquina de costura e comendo numa cafeteria. No entanto, o presidiário se recusa a dar uma entrevista quando abordado por repórteres do meio de comunicação apoiado pelo Kremlin.

Whelan, que detém cidadania americana, irlandesa, britânica e canadense, foi preso em dezembro de 2018 por autoridades russas sob a acusação de envolvimento em uma operação de espionagem. O ex-fuzileiro naval, que foi condenado a 16 anos de prisão, tem negado constantemente tais acusações, afirmando à CNN em uma entrevista exclusiva no ano passado: “Fui preso por um crime que nunca cometi. Não entendo porque ainda estou aqui”.

David Whelan, o irmão de Paul, expressou alívio por finalmente poder ver seu irmão após mais de um ano. Ele acredita que o vídeo foi “valioso” para a família ao fornecer uma visão direta de como a vida de Paul tem sido na prisão. Acrescentou ainda que é encorajador ver que o espírito de luta ainda arde nos olhos de seu irmão. O governo americano, que considera a detenção de Whelan injusta, continua buscando a sua libertação.