O britânico Sean Tobin, lutador amador de 20 anos, passou por um dramático colapso no pulmão e precisou realizar uma cirurgia de emergência para a retirada de parte do órgão. Segundo os médicos, o problema surgiu como consequência do uso excessivo de cigarro eletrônico, também conhecido como vape. O pulmão de Tobin estava coberto de manchas pretas, conforme mostram fotos compartilhadas pelo próprio atleta em suas redes sociais.
Iniciando no hábito de fumar aos 15 anos, em 2018, Tobin adotou o uso do vape como parte de sua rotina diária, parando apenas enquanto dormia. No dia 20 de julho, o jovem sentiu uma forte dor nas costas e precisou ser levado às pressas ao pronto-socorro, quando descobriu que se tratava de um colapso no pulmão direito, fruto do vício nos e-cigarros.
Após a cirurgia, os médicos utilizaram microcâmeras para demonstrar o impacto das substâncias inaladas através do vape no pulmão do lutador. Tobin segue em recuperação e seu caso serve de alerta para os riscos associados ao uso do cigarro eletrônico, apontados por estudos recentes como potencialmente tão danosos quanto o cigarro convencional.