Os observadores do céu terão um show especial para encerrar agosto, pois a última superlua do ano se desdobrará na noite de quarta-feira (30). Tal fenômeno também é conhecido como “Lua Azul”, pois será a segunda lua cheia deste mês, sendo que a primeira ocorreu em 1º de agosto. Nomeada como superlua, porque neste momento, o satélite estará mais próximo da Terra, especificamente, no perigeu de sua órbita, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.
Para este evento celestial, a lua estará a 357.181 quilômetros da Terra, uma medida significativamente menor do que a média de 384.400 quilômetros. A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, esclareceu que este é um fenômeno visível a olho nu e pode ser apreciado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo durante toda a noite, a não ser que o tempo esteja nublado.
O horário exato em que a Lua estará completamente cheia variará dependendo do fuso horário. Para aqueles no horário de Brasília, ela se manifestará às 22h35. Como informado pelo Observatório Nacional, após o pôr do sol e antes do amanhecer do dia seguinte, a lua pode parecer ainda maior e mudar de tonalidade devido às condições atmosféricas. Este evento astronômico é uma oportunidade úncia para os amantes do espaço apreciar a beleza da “superlua”.