Trump promete deportação em massa de imigrantes ilegais se for reeleito

O pré-candidato do partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu iniciar uma grande operação de deportação de imigrantes ilegais, caso seja reeleito. A declaração foi feita durante um comício no estado de New Hampshire, no sábado, 16.

Trump tem crescido nas pesquisas de intenção de voto, enquanto o presidente Joe Biden, que pretende concorrer à reeleição pelo partido Democrata, tem visto sua popularidade cair.

Segundo pesquisas recentes, o democrata está em desvantagem em estados-chave, os swing states. Levantamento do Wall Street Journal divulgado na semana passada mostra que o atual presidente dos Estados Unidos está seis pontos percentuais abaixo de Trump. A pesquisa mostra o republicano com 37% das intenções de voto. O democrata aparece com 31%.

De acordo com a pesquisa, a aprovação do governo de Biden caiu para 37%, enquanto 61% dos entrevistados consideram o seu desempenho desfavorável.

Outra pesquisa publicada pelo New York Times mostra o republicano à frente do presidente Biden em cinco de seis estados mais decisivos. Nesse levantamento, o ex-presidente lidera as intenções de voto em Nevada, Arizona, Michigan e Pensilvânia. Biden, por sua vez, venceria no Wisconsin, estado onde foi vitorioso nas eleições de 2020.

A promessa de Trump de deportar em massa imigrantes ilegais é uma política controversa que pode ter um impacto significativo na eleição presidencial de 2024. Se o republicano for eleito, é provável que inicie uma operação de deportação em grande escala, que pode levar à separação de famílias e à reversão de décadas de política de imigração dos Estados Unidos.