Faltando ao seu primeiro debate para as eleições de 2024, o ex-presidente americano Donald Trump ainda se mantém como a escolha preferida para representar o Partido Republicano, segundo pesquisa da Reuters. O levantamento, conduzido online e divulgado na última sexta-feira (25 de agosto 2023), indicou um aumento na aprovação de Trump, com uma elevação de 47% no início de agosto para 52%. Apesar da ausência notável de Trump no debate, seus apoiadores parecem continuar firmes.
Em contrapartida, a pesquisa revelou que o desempenho de Ron DeSantis, governador da Flórida e presença de destaque no debate republicano, não gerou um aumento em suas intenções de votos. Mantém-se o republicano com um humilde 13% das intenções para as primárias. Outros entrevistados permanecem incertos ou votariam em um terceiro candidato indeterminado.
No cenário de um possível confronto entre o atual presidente Joe Biden e o ex-presidente Trump, 38% dos entrevistados manifestaram favoritismo por Trump, e somente 32% se mantiveram com Biden. A pesquisa contou com a participação de 1.004 adultos norte-americanos, com 347 deles se autodenominando republicanos. A margem de erro estabelecida é de 6 pontos percentuais, para mais ou para menos. As primárias republicanas, que determinam o representante do partido nas próximas eleições presidenciais, têm início em 15 de janeiro.