O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, têm uma ligação marcada para esta segunda-feira (19), com previsão de início às 10h (horário local). Segundo Trump, o principal tema da conversa será o conflito entre Rússia e Ucrânia, que já se estende por mais de três anos.
Além do diálogo com Putin, Trump também deve entrar em contato com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A agenda foi confirmada pelo líder americano no sábado (17).
No domingo (18), o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, informou que pretendia dialogar com Trump antes da conversa com Putin. Também participariam da articulação os líderes do Reino Unido, França e Polônia. O tema foi discutido com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante cerimônia no Vaticano.
A ligação ocorre dias após as primeiras negociações diretas entre Rússia e Ucrânia desde o início da guerra, motivadas por pressão de Trump. No entanto, o presidente americano declarou na quinta-feira (15) que não haverá progresso sem um encontro direto com Putin.