O número de brasileiros que solicita asilo aos Estados Unidos mais que triplicou de outubro de 2022 a junho de 2023. De acordo com dados reunidos pelo escritório de advocacia AG Immigration, com base em informações dos Departamentos de Estado e Segurança Interna dos EUA, a quantidade de pedidos saltou de 206 para 695 no período. Aumento ocorreu por conta de brasileiros que buscam fugir da violência e pobreza no Brasil, justificando o aumento no fluxo de imigrantes na fronteira México-EUA.
Mesmo com tal aumento, o Brasil ainda ocupa modesta 17ª posição no ranking dos países de origem dos que mais solicitam asilo nos EUA. No ano fiscal americano corrente, os cinco países da América Latina e do Caribe que lideram esse ranking são Cuba, Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Haiti, que juntos representam 70% dos pedidos de outubro de 2022 até junho de 2023. Contudo, a taxa de aprovação de pedidos de asilo de brasileiros nos EUA é pequena, de 11% no primeiro semestre do ano fiscal corrente, sendo a décima menor entre 65 países.
O advogado de imigração Ana Barbara Schaffert, da AG Immigration, esclarece que asilo é concedido a quem comprova medo crível de perseguição em seu país de origem por questões de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou por pertencer a um grupo social particularmente vulnerável. Ela ressalta que viver em áreas de violência intensa ou extrema pobreza não são condições suficientes para a concessão do asilo. Apesar da baixa taxa de aprovação, os Estados Unidos abrigam a maior comunidade brasileira no exterior, com 1,9 milhão de brasileiros vivendo em seu território.