O jurista e professor Tiago Pavinatto, destaque na Jovem Pan News, dedica-se agora à divulgação de seu novo livro “Da Silva: a grande fake news da esquerda”. A obra se propõe a revelar a verdadeira história de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, o cangaceiro mais famoso da história brasileira. De acordo com Pavinatto, o livro busca desmontar a narrativa idealizada de Lampião como um justiceiro que roubava dos ricos para dar aos pobres, aqui descrito como “terrorista mercenário que extorquia os ricos e destroçava a vida dos pobres”.
Pavinatto lança luz sobre a história de Lampião, desconstruindo a imagem de herói popular que muitas vezes se atribui ao cangaceiro nordestino. Após uma profunda análise dos fatos, o autor retrata Lampião e seu bando como responsáveis por crimes brutais, incluindo roubos, estupros, assassinatos e extorsões. Mais do que isso, Pavinatto chama atenção para o descaso com o sofrimento e a memória das vítimas desses algozes, questionando a romantização e celebração da figura de Lampião.
Na obra, lançada pela editora Almedina Brasil, selo Edições 70, o jurista apresenta um perfil detalhado de Lampião, construído a partir de uma vasta pesquisa de estudos nacionais e internacionais. Pavinatto se aventura a expor uma visão desromantizada de Lampião, apontando-o como um psicopata capaz de atos de violência e crueldade intensos. Com a divulgação do livro, Pavinatto convida o público a questionar as narrativas tradicionalmente aceitas e a encarar uma realidade crua e menos idealizada da história brasileira.