A Igreja Mundial do Poder de Deus, presidida por Valdemiro Santiago, levou a leilão um templo de 46 mil m² com lances iniciais de 38,5 milhões de reais. O site Superbid Exchange anunciou que as propostas serão aceitas entre os dias 9 e 13 de outubro, sempre iniciando e encerrando às 14 horas.
O imenso templo está localizado na Rua Benedito Fernandes, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. É um espaço grandioso que comporta até 20 mil pessoas, sendo 13,5 mil delas sentadas. A infraestrutura é composta por auditório para a celebração dos cultos, estacionamento para 813 automóveis e 162 motos, além de espaços que eram utilizados como apartamentos residenciais e salas de aula.
O prédio administrativo se estende por cinco pavimentos e conta com instalações como elevadores, escadas e um amplo galpão de 17 mil m² com pé direito de 10m. Inaugurado em 2014, possuía salas que eram adaptadas para funcionar como apartamentos, equipados com guarda-roupas, televisões e camas.
A decisão de penhorar o imóvel de tal magnitude partiu da Justiça de São Paulo com o propósito de saldar um débito de R$ 881 mil referente a outro templo da Igreja Mundial, situado em Ubatuba, litoral norte do estado. A igreja, condenada em primeira e segunda instâncias, já cumpriu todo o trâmite legal do processo e não tem mais possibilidade de recorrer, sendo seu único recurso agora a contestação dos cálculos relacionados ao montante da dívida.
A Igreja Mundial do Poder de Deus conta atualmente com 1,1 mil ações judiciais contra ela no Tribunal de Justiça de São Paulo, a maioria das quais se refere a cobrança de dívidas. Representantes da instituição alegam que as pendências financeiras são resultado do fechamento dos templos durante a pandemia de Covid-19, fato que teria impactado negativamente na arrecadação de dízimos.