O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que sua presença no evento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Paulo, na próxima segunda-feira (25), se deve à importância de três obras estratégicas para o Estado.
Segundo ele, o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, a Linha 2 do Metrô da capital e o túnel Santos-Guarujá são projetos prioritários que contam com o apoio e o financiamento do governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Tarcísio disse que o interesse do Estado está acima de questões políticas e que o relacionamento com o governo federal precisa ser republicano. Ele lembrou que se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na terça-feira (19), no Palácio do Planalto, para os últimos alinhamentos técnicos dos projetos.
O governador paulista é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é adversário político de Lula. No entanto, Tarcísio afirmou que não vê problema em prestigiar o evento de Lula em São Paulo, pois considera que as obras beneficiarão milhões de paulistas e brasileiros.