O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou nesta quarta-feira (23) os nomes que irão preencher as vagas deixadas pelo ministro aposentado Felix Fischer e pelos falecidos ministros Jorge Mussi e Paulo de Tarso Sanseverino. A lista de escolhidos inclui dois aliados do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), apesar do ministro Alexandre de Moraes não ter conseguido a indicação de um juiz auxiliar de seu gabinete.
Os candidatos selecionados para preencher a vaga do ministro Fischer são Luiz Cláudio Allemand, Daniela Teixeira, e Otavio Rodrigues. Enquanto que os desembargadores Carlos von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Leme e Teodoro Santos estão na disputa pelas outras vagas. Esses nomes serão agora apresentados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para finalizar a seleção.
A presidente do STJ, ministra Maria Thereza, entregará as listas ao ministro da Justiça, Flávio Dino, ainda nesta quarta-feira. A expectativa é que ele as repasse ao presidente Lula para que continue o processo de seleção. Conforme prescrito pela Constituição, as indicações presidenciais serão enviadas ao Senado para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, após aprovação, os indicados serão nomeados e empossados como ministros.