O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Matheus Lima de Carvalho Lazaro, 24 anos, a 17 anos de prisão por cinco crimes, incluindo golpe de Estado, devido à sua participação nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Ele também foi condenado a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos e 100 dias-multa. A pena imposta a Matheus foi a mesma que a definida para Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu condenado neste caso.
Além do crime de golpe de Estado, Matheus foi condenado por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça com substância inflamável contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Matheus, apontando que as provas mostram que ele buscava um golpe de Estado e tentava estruturar uma força capaz de chamar a atenção do Exército para implementação de um golpe. Já a advogada de defesa, Larissa Cláudia Lopes de Araújo, argumentou que Matheus não sabia o que estava fazendo ao pedir intervenção militar.
Até agora, o STF condenou Aécio Lúcio Costa Pereira e Thiago de Assis Mathar pelos mesmos crimes. O quarto réu, Moacir José dos Santos, ainda está aguardando julgamento.