A SpaceX, empresa aeroespacial fundada por Elon Musk, marcou um novo recorde na noite de sábado (26), ao lançar 22 satélites Starlink para a órbita baixa da Terra. Com este lançamento, o total de satélites em órbita sobe para 5.005, conforme os dados do astrofísico Jonathan McDowell. O lançamento foi realizado através do foguete Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida.
Este foi o 60º lançamento da SpaceX em 2023, sendo 140 a partir da plataforma SLC-40 e o 250º lançamento utilizando um foguete Falcon 9. Segundo a SpaceX, este foi o terceiro pouso do primeiro estágio do Falcon 9, que cerca de 8,5 minutos após o lançamento, aterrissou com sucesso sobre a embarcação “Just Read the Instructions” localizada no Atlântico. Este lançamento marca a 100ª missão exclusivamente dedicada à constelação Starlink.
Embora 5.000 satélites em órbita representem um marco significativo, Musk planeja expandir ainda mais a megaconstelação Starlink. Com autorização para 12 mil satélites e com solicitação de aprovação para outros 30 mil, o total final planejado é de 42 mil. A expectativa é que, uma vez concluídas as gerações 1 e 2 da Starlink, a iniciativa gere uma receita anual entre US$ 30 bilhões e US$ 50 bilhões. A SpaceX planeja investir parte desses lucros no ambicioso programa Starship, o foguete mais poderoso já construído, que atualmente está em fase de testes.