A chegada de setembro traz consigo a promessa de calor intenso e tempestades para diferentes regiões do Brasil. Segundo a Climatempo, a influência do fenômeno climático El Niño pode intensificar ainda mais as altas temperaturas, já característica do período pré-primavera no país. Para regiões como o Norte e Centro-Oeste, os termômetros podem facilmente ultrapassar a marca dos 40°C, principalmente no Tocantins e na região central-sul do Pará. Matching destes extremos também são esperados no interior do Nordeste, bem como em alguns pontos do interior de São Paulo e de Minas Gerais.
Setembro traz para estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais uma previsão de mudança brusca na temperatura. Nos primeiros dias do mês, entre 4 e 5, essas localidades estão na expectativa de uma queda da temperatura, decorrente da passagem de uma frente fria. Entretanto, a tendência é que, logo depois, uma onda de calor marque a primeira quinzena de setembro. Uma nova queda acentuada da temperatura é prevista para a segunda quinzena.
Além disso, o fenômeno El Niño deve facilitar a ocorrência de tempestades intensas na região sul do país. A formação de fortes áreas de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o sul do Brasil, em conjunto com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região sul, devem resultar em nuvens muito carregadas. Esses elementos têm o potencial de provocar chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e até granizo. Ainda assim, segundo o meteorologista da Climatempo, Vinícius Lucyrio, a tendência é de que um sistema de alta pressão atmosférica se expanda pelo interior do país, mantendo o ar seco após as pancadas de chuvas.