O secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social, Ricardo Zamora, é o nome mais cotado para assumir a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) após a demissão de Hélio Doyle, na quarta-feira (18).
Doyle foi exonerado após compartilhar em suas redes sociais uma postagem dizendo que os apoiadores de Israel são “idiotas”. A postagem original era do cartunista esquerdista Carlos Latuff, já incluído pelo Centro Simon Wiesenthal em uma lista dos dez maiores antissemitas do mundo.
Zamora é considerado um dos homens de confiança de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secom. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é mestre em direito público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e foi chefe de gabinete do ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), entre 2013 e 2014.
Se a nomeação de Zamora for confirmada, ele terá a missão de reestruturar a EBC, que foi alvo de uma série de críticas do governo Bolsonaro. A empresa foi acusada de promover uma agenda ideológica de direita e de desinformar a população.