Nos últimos 10 anos, o real apresentou o terceiro pior desempenho em relação ao dólar entre todas as moedas sul-americanas, ficando atrás apenas do peso argentino e do peso uruguaio, segundo levantamento do G1 com dados da consultoria financeira L4 Capital e Investing.com. O peso argentino desvalorizou-se 98,37% desde 2013, reflexo da crise econômica enfrentada pelo país, enquanto o peso uruguaio teve um declínio de 70,24%.
Em contraste, o real perdeu 54% de seu valor frente ao dólar no mesmo período. Esse resultado impacta turistas brasileiros e empresas com contratos atrelados à moeda norte-americana, que viram o valor de suas transações dobrar durante o período. No entanto, é importante citar que a valorização do dólar não é resultante apenas do desempenho das economias sul-americanas.
Investidores têm buscado aplicações nos Estados Unidos, país com maior estabilidade financeira, contribuindo para a valorização da moeda americana. Esse movimento é comum em momentos de incerteza e aversão a riscos no mercado financeiro global.