O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma resolução nesta quarta-feira (30) em que defende a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República em 2026. O documento, publicado no site oficial do partido, considera as eleições de 2024 como um “momento estratégico” para viabilizar a volta de Lula ao poder. “É preciso organizar a batalha político-eleitoral desde já (…) e promover a mobilização social no maior número possível de municípios para reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país”, diz o texto.
Descrevendo uma estratégia de 37 proposições, o partido sinaliza as prioridades para a mobilização da militância com vistas ao pleito de 2024, que, por sua vez, serviria como trampolim para uma nova candidatura Lula em 2026. A resolução orienta também a eleição de representantes municipais do partido no próximo ano. Lula, que já cumpriu dois mandatos presidenciais entre 2003 e 2010, atualmente exerce o terceiro mandato, embora não tenha confirmado oficialmente se pretende concorrer à reeleição.
No mês passado, o presidente declarou que a perspectiva de reeleição de Joe Biden nos Estados Unidos o incentiva a considerar uma nova candidatura no Brasil em 2026. Durante a campanha de 2022, no entanto, Lula afirmou não ter interesse em um quarto mandato, alegando questões de idade — em 2026, ele terá 81 anos. Entretanto, o documento do PT postula: “O PT nesse terceiro governo Lula, prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade.”