A comunidade de jiu-jitsu global lamenta a perda trágica de Octavio Couto, amplamente conhecido como “Ratinho”, que faleceu aos 52 anos em um acidente na Itália este sábado. Couto era um renomado professor de jiu-jitsu, um respeitado árbitro, um prolífico organizador de eventos e um competidor apaixonado. Ele era um pilar importante na comunidade de jiu-jitsu e sua contribuição para o esporte e sua influência estarão sempre presentes.
Segundo reportagens da mídia local, Ratinho faleceu em decorrência de uma queda acidental no lago di Como. Ele estava vibrando na bela localidade de Tremezzina, em frente ao jardim museu na Villa Carlotta. O incidente ocorreu quando Couto havia se sentado em um muro perto da rodovia estadual Regina, quando abruptamente caiu por cerca de três metros. Infortunadamente, a queda resultou em um impacto doloroso com a base de concreto do muro, causando ferimentos fatais.
Na noite passada, Couto havia participado de uma festa de casamento na pitoresca Tremezzina. A notícia de sua morte repentina abalou a comunidade local e o mundo do jiu-jitsu, que perdeu não apenas um notável faixa-preta, mas um mentor, inspiração e amigo para muitos. A medida que se despedem do lendário Ratinho, sua memória e legado no esporte perseguirão com sua força e dedicação ao jiu-jitsu para as futuras gerações.