Na última sexta-feira (25) a primeira-dama Janja Lula da Silva, em visita oficial à Angola com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cometeu uma gafe ao confundir o nome da vice-presidente do país africano, Esperança da Costa, com o de Ana Lourenço, esposa do presidente João Lourenço. O equívoco foi percebido após Janja realizar uma postagem em suas redes sociais, na qual mencionava sua interação com “a Vice-Presidenta da República de Angola, Ana Lourenço”.
O engano registrado pela primeira-dama ocorreu em um encontro de relevância política, onde estiveram presentes, além da vice-presidente de Angola, Esperança da Costa, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a Ministra de Estado da Área Social, Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen e a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco. A mensagem que relatava o incidente ainda estava disponível em suas redes até as 23h06 da mesma sexta-feira.
Ao ser perguntada sobre o acontecido, Janja não respondeu através de sua assessoria até o horário de publicação deste texto. O espaço continua aberto para um posicionamento da primeira-dama. Janja está acompanhando o ex-presidente Lula em uma viagem oficial por três países do continente africano: África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.