As novas tendências tecnológicas, lideradas por inovações como a inteligência artificial (IA) e a cibersegurança, são o foco de debates e manchetes ao redor do mundo. De acordo com um relatório da McKinsey, espera-se que a IA gere até US$ 13 trilhões em impacto econômico global nos próximos sete anos. Este avanço deve-se não só à sua versatilidade, mas também ao seu potencial de transformar setores como o marketing, através da análise de dados, permitindo campanhas mais focadas e eficientes.
No entanto, apesar do avanço da IA, é de suma importância a preservação da humanidade e da empatia na comunicação, especialmente no marketing. A cibersegurança aparece também como uma tendência significativa, com a necessidade de proteger as informações dos clientes contra hackers e fraudes online. Estima-se que só no Brasil, tenham ocorrido cerca de 13 milhões de tentativas de fraude no comércio eletrônico entre janeiro e agosto do ano passado, de acordo com o Censo da Fraude da Konduto.
Por fim, a Cloud Computing ou computação em nuvem, aparece como uma tendência crescente no cenário tecnológico. No Brasil, já somos o oitavo no ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA) que nomeia os países com melhores condições para a computação em nuvem. Este avanço leva as empresas a avaliarem seus processos e sistemas tecnológicos, promovendo uma mudança de cultura interna e contribuindo para a sustentabilidade através de operações mais eficientes. A chave para a previsão de tendências reside na capacidade de avaliar os lançamentos e analisar o seu potencial a longo prazo.