O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a ausência de voos diretos entre o Brasil e a África. Em um post feito no sábado (26) em sua conta na rede social X (ex-Twitter), o presidente afirmou que quer encontrar soluções para este problema e discuti-lo com companhias aéreas e o Ministério dos Portos e Aeroportos assim que voltar ao Brasil.
A declaração do presidente ocorreu durante sua primeira visita oficial ao continente africano, desde que assumiu a presidência em 2023. No mesmo dia, Lula terminou sua visita oficial a Angola e partiu para São Tomé e Príncipe, onde participou da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento de despedida oficial em Luanda, a capital de Angola, aconteceu às 16h (horário local, 12h no horário de Brasília).
Durante sua estadia em Angola, Lula também indicou que o governo brasileiro está considerando a abertura de um consulado geral em Luanda. Angola é o país africano com a maior população de brasileiros vivendo no exterior, estimada em cerca de 30 mil pessoas. A abertura de um consulado geral seria uma significativa demonstração de apoio a esses brasileiros e ao crescente relacionamento bilateral entres os países.