O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é esperado para anunciar uma minirreforma ministerial nesta quarta-feira para acomodar as demandas dos parlamentares dos partidos Progressista (PP) e Republicanos. A reforma, que vem sendo discutida nas últimas semanas, envolverá mudanças em posições de ministros, com a alocação destes ainda sendo objeto de negociação entre os partidos envolvidos.
As mudanças que se especulam poderiam ter o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-SE) dirigindo o ministério de Portos e Aeroportos, atualmente liderado pelo PSB. Do lado do Partido Progressista, o deputado André Fufuca é o candidato indicativo para liderar um ministério. Nos bastidores, existem conversas de que o PP tem um interesse particular no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente ocupado por outro aliado de longa data de Lula, o senador Wellington Dias.
Durante um programa transmitido pela internet, Lula sinalizou que sua solução para resolver esse impasse poderia ser através da criação de um novo ministério, focado nas necessidades de pequenas e médias empresas e cooperativas. Além disso, são esperadas mudanças na presidência da Caixa Econômica Federal, atualmente ocupada por Rita Serrano. Apesar das discussões e negociações, fontes próximas ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), têm expressado frustração com a demora do anúncio.