Política

Presidente da Federação de Governadores da Colômbia busca inspiração no modelo de etanol brasileiro

Presidente da Federação de Governadores da Colômbia busca inspiração no modelo de etanol brasileiro

Em um esforço para estimular a produção de açúcar e ajudar na redução de emissão de carbono, Roberto Jairo Jaramillo Cardenas, presidente da Federação Nacional de Governadores da Colômbia, visitou o Brasil recentemente para aprender mais sobre nosso exitoso modelo de produção de etanol. A ideia é adotar a prática brasileira de adicionar o biocombustível à gasolina, uma tática que o líder colombiano acredita ter o potencial de trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos para seu país.

Durante sua missão no Brasil, o qual se deu entre os dias 21 e 25 de agosto, Cardenas se reuniu com Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) – a qual responde por 85% da produção brasileira de 30 bilhões de litros de etanol em 2023. Ademais, o político colombiano visitou áreas produtoras de cana-de-açúcar em São Paulo, o maior produtor nacional do biocombustível, e conheceu a fábrica da Toyota em Sorocaba, onde pôde ver de perto as diferentes aplicações tecnológicas para o etanol.

“Demostramos aos representantes do governo colombiano o potencial dos biocombustíveis para a descarbonização do setor de transportes com o etanol”, afirmou Gussi. “É uma rota que já existe, é conhecida e que certamente estará no caminho das células de hidrogênio, que é considerado o combustível do futuro pelas montadoras”. A visita de Cardenas ao Brasil realça a importância e o potencial do etanol e do agronegócio brasileiro como exemplo global de sustentabilidade e eficiência energética.