Mario Esteves, prefeito de Barra do Piraí (RJ), defendeu a “castração” de mulheres da cidade durante inauguração de uma estrada, alegando que há muitas crianças no município e que as famílias deveriam ter, no máximo, dois filhos. O vídeo com a declaração foi publicado nas redes sociais da prefeitura e apagado em seguida devido à repercussão negativa.
Em nota, a prefeitura negou que Esteves seja preconceituoso e afirmou que a fala foi dada em um momento de “descontração”. Por outro lado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local repudiou as declarações, classificando-as como um “ato de misoginia” e afirmando que a posição adotada pelo prefeito é retrógrada e machista.
Segundo a prefeitura, Mario Esteves enxerga a laqueadura e a vasectomia como possíveis estratégias de planejamento familiar, e não tinha intenção de promover práticas danosas ou preconceituosas contra as mulheres. No entanto, o presidente da OAB de Barra do Piraí, Christopher Almada, enfatizou a importância de combater tais atitudes e promover a igualdade entre homens e mulheres em seu comunicado.
Fonte: UOL.