Política

Pesquisa no RN aponta liderança de Lula no 1º turno e empate técnico com Bolsonaro no 2º para 2026

Pesquisa no RN aponta liderança de Lula no 1º turno e empate técnico com Bolsonaro no 2º para 2026

Um levantamento realizado no Rio Grande do Norte pelo Instituto Consult aponta um cenário de forte polarização na disputa presidencial de 2026 entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações, publicadas pelo portal Terra Brasil Notícias, mostram Lula com uma pequena vantagem no primeiro turno e um empate técnico na simulação de segundo turno.

Disputa presidencial acirrada no estado

Na pesquisa estimulada de primeiro turno, Lula lidera com 38,82% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, que tem 35,82%. A diferença entre os dois principais pré-candidatos é de 3 pontos percentuais. Outros nomes citados, como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo), registraram 1,82%, 1,41% e 1,18%, respectivamente.

Em uma simulação de segundo turno, a disputa se mostra ainda mais equilibrada, configurando um empate técnico. Lula aparece com 39,65% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marca 39,41%. Neste cenário, 11,71% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos dois, e 9,24% se declararam indecisos.

Avaliação dos governos Federal e Estadual

A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores potiguares sobre as gestões federal e estadual. A administração do presidente Lula é desaprovada por 47,94% dos entrevistados, enquanto 40,12% a aprovam. Outros 11,94% não souberam ou não opinaram.

No âmbito estadual, a governadora Fátima Bezerra (PT) enfrenta um índice de rejeição maior, com 64,59% de desaprovação e 19,53% de aprovação. Não formaram opinião 15,88% dos eleitores, de acordo com os dados reportados pelo Terra Brasil Notícias.

Preferência partidária

Questionados sobre preferência partidária, a maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte (54,24%) declarou não ter nenhum partido de predileção. Entre os que se identificam com alguma sigla, o PL lidera com 11,65% da preferência, seguido pelo PT, com 10,88%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder foi de 20,29%.