Uma pesquisa da RealTime Big Data encomendada pelo Estadão mostra que a maioria dos brasileiros é pró-Israel no conflito com o Hamas. O levantamento aponta que 84% dos entrevistados disseram que o Brasil deveria estar ao lado dos israelenses na disputa.
A pesquisa também mostra que 89% dos brasileiros acham que o país deve condenar o Hamas como um grupo terrorista. Apenas 29% acham que o Brasil tem condições de mediar o conflito.
Os resultados da pesquisa são consistentes com a repercussão digital do conflito no Brasil. Um levantamento feito pela Quaest sobre a repercussão digital no Brasil do ataque terrorista do Hamas, foram detectadas 10 milhões de menções ao conflito. De todas as postagens, 78% foram categorizadas como pró-Israel — cerca de três em cada quatro. Apenas 14% foram contrárias ao país.
O resultado da pesquisa é um desafio para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem buscado uma posição mais neutra no conflito. Lula já declarou que o Brasil condena o terrorismo, mas que também entende as razões do Hamas.