A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira, 9, para uma onda de calor que vai atingir o estado, de sábado, 11, a segunda-feira, 13, elevando as temperaturas e diminuindo a umidade do ar para níveis alarmantes.
De acordo com o órgão do governo estadual, a região metropolitana de São Paulo pode registrar temperaturas de até 39ºC, com sensação térmica de 40ºC e umidade do ar de apenas 30% nos horários mais quentes, o que pode causar danos à saúde das pessoas.
Os registros históricos do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulista indicam que a maior temperatura absoluta já observada na cidade ocorreu em 27 de setembro de 2004, quando atingiu 40,4ºC no bairro da Freguesia do Ó, na zona norte. Já a maior média registrada em 24 horas foi de 37,3ºC, registrada em 2 de outubro de 2020.
Na atual onda de calor, a Defesa Civil prevê temperaturas de 36ºC na Baixada Santista e de 40ºC no litoral Norte. Por estar ao nível do mar, a umidade se mantém elevada: 60% em ambos os locais.
No entanto, o maior calor será sentido nos municípios do centro e oeste do estado. Cidades como Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto e Araçatuba podem alcançar os 42ºC, enquanto Araraquara, Bauru, Barretos, Franca e Ribeirão Preto podem chegar aos 40ºC. Campinas e Sorocaba devem registrar 38ºC. Nessas áreas, a umidade do ar ficará próxima dos 15%, um nível quase desértico.
Diante dessa situação, é importante tomar medidas para se proteger do calor intenso. A recomendação é ingerir bastante líquido e evitar atividades ao ar livre das 10h às 16h, período em que o sol está mais forte.
Para amenizar o impacto do calor na saúde da população, a Prefeitura de São Paulo, a Defesa Civil estadual e a Sabesp realizarão ações conjuntas na capital paulista a partir de hoje, 10. Serão montadas dez tendas da Operação Altas Temperaturas em todas as regiões da cidade, das 10h às 16h, até segunda-feira, 13.
Nessas tendas, serão distribuídos água, frutas e bonés. Além disso, a Sabesp disponibilizará um caminhão tanque com bebedouro e haverá uma ambulância para atendimento de casos de exposição ao calor. A ação tem como objetivo atender a população em geral, mas especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, idosos e crianças.
Essa iniciativa faz parte da Operação Altas Temperaturas, que foi iniciada pela administração municipal em setembro deste ano. Assim como a Operação Baixas Temperaturas, a Operação Altas Temperaturas é ativada sempre que os termômetros atingem 32ºC ou sensação térmica equivalente.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média do país tem batido recordes nos últimos quatro meses, devido à influência do fenômeno El Niño.
Endereços das tendas:
-
- Região Central: praça da República e praça Marechal Deodoro
- Região Sul: Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel)
- Região Norte: Santana (avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (praça Novo Mundo)
- Região Leste: Guaianases (praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella)
- Região Oeste: Lapa (rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)