O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido passa a ser a primeira organização mundial a oferecer uma injeção de tratamento de câncer a vários pacientes na Inglaterra, reduzindo potencialmente o tempo de tratamento em até 75%, segundo a Reuters.
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) aprovou a injeção para uso, e o NHS anunciou na última terça-feira (29) que os elegíveis tratados com imunoterapia atezolizumab agora receberão a injeção “sob a pele”. O método mais eficiente proporcionará mais tempo para as equipes de tratamento do câncer.
“Não só poderemos proporcionar atendimento mais rápido e conveniente aos nossos pacientes, mas também nos permitirá aumentar o número de pacientes tratados ao longo do dia”, afirma o Dr. Alexander Martin, oncologista consultor da West Suffolk NHS Foundation Trust.
Atualmente, o atezolizumab, também conhecido pelo nome comercial Tecentriq, é administrado aos pacientes por infusão intravenosa, que pode levar até uma hora, principalmente se for difícil acessar as veias do paciente.
“Isso levará apenas cerca de sete minutos, em comparação com 30 a 60 minutos para a infusão intravenosa”, explica Marius Scholtz, diretor médico da empresa que produz a injeção.
O Atezolizumab é um tratamento de imunoterapia que potencializa o sistema imunológico do próprio paciente para buscar e matar células cancerígenas. É normalmente oferecido através de transfusão a pacientes com vários tipos de câncer, incluindo pulmão, mama, fígado e bexiga.
O NHS espera que a maioria dos cerca de 3.600 pacientes iniciando tratamento com atezolizumab a cada ano na Inglaterra faça a transição para a injeção economizadora de tempo.
No entanto, o sistema de saúde britânico acrescenta que aqueles que recebem quimioterapia intravenosa combinada com atezolizumab podem continuar preferindo o método de transfusão.
Esta é uma notável transformação no tratamento do câncer, aliviando potencialmente a pressão sobre os serviços de saúde e proporcionando aos pacientes um tratamento mais rápido e menos invasivo.