O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu nesta segunda-feira (4) o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, por sua intenção de transferir a embaixada argentina para Jerusalém.
Segundo o gabinete do premiê israelense, Netanyahu disse ao libertário argentino que ele é um “verdadeiro amigo” do povo judeu e o convidou para visitar Israel.
“O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conversou com o presidente eleito argentino, Javier Milei, parabenizou-o pela vitória eleitoral e agradeceu a ele pelo apoio ao Estado de Israel na sua guerra contra a organização terrorista Hamas”, disse o gabinete de Netanyahu em comunicado.
“O primeiro-ministro disse ao presidente eleito que ele é um verdadeiro amigo do povo judeu. O primeiro-ministro Netanyahu também agradeceu ao presidente eleito Milei pela sua intenção de transferir a embaixada argentina para Jerusalém e o convidou a visitar Israel.”
A mudança da embaixada argentina para Jerusalém é um desejo de longa data do governo de Israel. A Argentina é um dos poucos países que ainda mantém sua embaixada em Tel Aviv, a capital administrativa de Israel.
A vitória de Milei nas eleições argentinas foi saudada por Israel como um sinal de apoio ao país. Milei é um político de direita que é conhecido por suas posições pró-Israel.