O mundo da música perdeu uma voz icônica com o falecimento de Steve Harwell, ex-vocalista da banda norte-americana Smash Mouth. A triste notícia foi confirmada por Robert Hayes, empresário do grupo, na tarde da última segunda-feira (04). Harwell tinha 56 anos e foi fundador da banda em 1994.
Segundo o empresário, Harwell foi cercado por seus entes queridos em seus momentos finais. O cantor batalhava contra uma insuficiência hepática em estágio terminal e estava recebendo cuidados paliativos em casa.
Harwell tornou-se figura consagrada no cenário musical pelos hits que embalaram gerações, como “All Star” e a reinterpretação de “I’m a believer”, dos Monkees, que se tornou popular na trilha sonora do filme de animação “Shrek” (2001).
O cantor, que se retirou dos palcos em 2021 devido a problemas de saúde física e mental, deixou um legado de sucesso musical. De acordo com Hayes, “o legado de Steve viverá através da música. Com Steve, o Smash Mouth vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo e liderou as paradas com dois singles de sucesso # 1, cinco singles no Top 40, três singles no Hot 100, quatro álbuns de Billboard 200 e uma indicação ao Grammy”.
Nascido em San Jose, na Califórnia, Steve Harwell iniciou sua jornada no mundo da música como rapper do grupo F.O.S. Após o fim da banda, ele formou o Smash Mouth e lançou o álbum “Fush Yu Mang” em 1997. Singles como “Walkin’ on the Sun” e a cover de “Why Can’t We Be Friends?”, da banda War, foram os destaques deste disco.
O jogo mudou para a banda quando lançaram o álbum “Astro Lounge”, que trouxe uma sonoridade mais pop e menos relacionada à ska e reggae. O single “All Star” se tornou o maior hit da carreira da banda e uma das canções mais memoráveis da década de 1990.
Apesar da banda ter lançado mais cinco álbuns após “Astro Lounge”, nenhum deles alcançou o mesmo sucesso comercial. O último álbum, “Magic” (2012), foi o primeiro sem o guitarrista Greg Camp, um dos principais compositores do grupo.
Atualmente, a banda conta apenas com a presença de Paul De Lisle, baixista e outro membro original, remanescente da formação clássica do Smash Mouth.
A perda de Steve Harwell é uma grande baixa para a música e seu legado undutivelmente continuará reverberando para muitas gerações através de sua obra.