Morre aos 89 anos o roteirista Robert Towne, vencedor do Oscar por “Chinatown”

O renomado roteirista Robert Towne, conhecido por seu trabalho icônico em filmes como “Chinatown” (1974), faleceu aos 89 anos nesta segunda-feira (1º) em sua casa em Los Angeles. A notícia foi confirmada por sua assessora Carri McClure, que não divulgou a causa da morte.

Towne deixou um legado significativo na indústria cinematográfica, sendo premiado com o Oscar pelo roteiro de “Chinatown” e recebendo outras três indicações por filmes como “A Última Missão” (1973), “Shampoo” (1975) e “Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva” (1984). Seu trabalho é amplamente reconhecido por definir o fascínio peculiar de Los Angeles através da arte cinematográfica.

Além de sua colaboração memorável com atores e diretores como Warren Beatty e Jack Nicholson, Towne também explorou a direção em filmes como “Prova de Fogo” (1998) e “Pergunte ao Pó” (2006). Sua influência como roteirista e cineasta continuará a inspirar gerações futuras de cineastas e cinéfilos ao redor do mundo.

A morte de Robert Towne representa uma perda significativa para a comunidade cinematográfica, mas seu legado duradouro garantirá que suas contribuições sejam lembradas e celebradas por muitos anos.