“Eu não largarei a mão de ninguém”, foi a declarativa do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou o programa Brasil Sem Fome. O ministro enfatizou o movimento contínuo em direção ao progresso e ao combate à fome no país. A declaração foi feita em meio a especulações de rumorosas mudanças na gestão do governo.
Wellington Dias confirmou que começará a viajar por todos os estados do Brasil a partir desta semana, divulgando e implementando o programa Brasil Sem Fome. Este novo programa é baseado e inspirado pelos programas políticos anteriores – Brasil sem Miséria e Fome Zero, que foram importantes iniciativas do PT para reduzir a pobreza e a fome. Enquanto isso, o partido PP foi relatado como buscando ganhar controle sobre a pasta do Desenvolvimento Social como contrapartida para aderir ao governo.
Presidente Lula, entretanto, não comentou sobre as mudanças políticas durante o lançamento do programa. Em seu discurso, ele se referiu à sua própria experiência de crescer em meio à pobreza em Pernambuco e criticou a gestão do presidente anterior, Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, Lula também estava acompanhado de Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos, cujo ministério é pensado para ser um ponto de discussão em negociações com outro possível novo aliado, os Republicanos. O Brasil Sem Fome, cujo lançamento aconteceu na quinta-feira, promete um aporte de R$ 25 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar para alimentar mais de 1.000 cozinhas solidárias em 25 estados e no Distrito Federal.