O Ministro da Defesa brasileiro, José Múcio, segue na próxima semana em missão diplomática para Colômbia e Venezuela. O roteiro inclui reuniões com altos representantes das Forças Armadas venezuelanas, braço de sustentação do regime de Nicolás Maduro. A autorização para afastamento do país foi concedida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, através de despacho emitido na última quinta-feira, dia 24.
Em Caracas, capital da Venezuela, Múcio buscará dialogar com autoridades no que será uma viagem delicada, considerando as tensões políticas entre Brasília e o regime de Maduro. No entanto, o intuito da reunião será fortalecer as relações diplomáticas e a cooperação entre os países, pois, de acordo com o documento de autorização do vice-presidente, a missão inclui também encontros com representantes diplomáticos das embaixadas do Brasil na Venezuela e na Colômbia.
Entre os encontros com autoridades homólogas, está previsto um com os ministros da Defesa Iván Velásquez Gómez, da Colômbia, e Vladimir Padrino López, da Venezuela. A viagem de José Múcio traz à luz a importância da abertura de diálogo e da busca por aproximação entre as nações, mesmo em meio a divergências políticas.