O ministro da Ciência da Coreia do Sul, Lee Jong-ho, em entrevista a um canal de tecnologia, revelou recentemente que empresas de smartphones sul-coreanas estão planejando lançar um serviço de comunicação por satélite bidirecional em 2024. Especula-se que a Samsung seja a pioneira neste movimento, provavelmente integrando a funcionalidade à sua linha Galaxy S24.
As especulações se tornam ainda mais fortes quando consideramos o fato de que o chip Snapdragon 8 Gen 2, da linha Galaxy S23 já possui suporte para comunicação via satélite, mesmo não implementado, indicando um potencial interesse prévio da Samsung em tal tecnologia. Embora a empresa não tenha liberado o recurso alegando imaturidade da tecnologia, a fala do ministro Lee pode indicar que a Samsung está considerando aprimorar e lançar o serviço oficialmente em 2024.
Além disso, há rumores de que a Samsung fechou um acordo com a Iridium Communications, conhecida por sua extensa constelação de satélites em órbita baixa. Se verdade, a parceria propiciaria a possibilidade do Galaxy S24 não apenas realizar chamadas de emergência via satélite, mas também enviar e receber mensagens de texto (SMS). Vale lembrar, ainda, que o Galaxy S24, previsto para lançamento no primeiro semestre de 2024, será equipado com Snapdragon 8 Gen 3 e Exynos 2400, o que poderá potencializar a implementação da comunicação via satélite.