O Vale do Silício, lar das principais empresas de tecnologia do mundo, pode estar prestes a ter uma nova adição em breve. A visão de uma cidade perfeita, onde as pessoas são priorizadas em relação aos veículos e as áreas verdes prevalecem, está a caminho de ser concretizada. Nos últimos anos, um grupo de bilionários do Vale do Silício vem discretamente desenvolvendo o conceito dessa cidade, que, longe da agitação urbana, incluirá restaurantes com terraços e caminhos pedestres vibrantes.
O local do projeto é um terreno pouco povoado no Condado de Solano, onde atualmente se avista o pasto de gado entre as poucas estradas rurais, turbinas eólicas e postes de alta tensão. O grupo, autodenominado California Forever, pretende construir várias cidades de médio porte que respeitem o meio ambiente e tenham moradias acessíveis.
De acordo com o plano do grupo, revelado recentemente, os residentes do condado querem mais oportunidades para viver em comunidades seguras e percorridas a pé. Além disso, buscam melhores oportunidades de emprego.
A empresa Flannery Associates foi usada para adquirir os 20 mil hectares de terra agrícola necessários para o projeto. A compra de US$ 800 milhões foi realizada ao longo de cinco anos e em segredo. A natureza discreta da aquisição levou a especulações, incluindo rumores de que a Disney havia adquirido a área para um novo parque temático.
Entre os nomes proeminentes por trás da Flannery Associates estão Marc Andreessen, fundador do fundo de investimento Andreessen Horowitz, os irmãos Patrick e John Collison da empresa tecnológica Stripe, e Laurene Powell, viúva do fundador da Apple, Steve Jobs.
O projeto atraiu atenção local e, embora alguns residentes estejam céticos devido às preocupações com questões como o fornecimento de água, muitos estão otimistas com a perspectiva de novas oportunidades de emprego.
Ainda assim, o projeto está muito longe de se concretizar. De acordo com o legislador local Mike Thompson, California Forever atualmente tem apenas uma “visão” e a criação efetiva da cidade levará décadas.
À medida que a espera continua, só o tempo dirá se a “cidade perfeita” dos sonhos dos magnatas do Vale do Silício se tornará a mais nova parte deste notável enclave tecnológico.