Javier Milei, representante do partido La Libertad Avanza, mantém-se na liderança da corrida presidencial da Argentina, conforme indicam as últimas pesquisas de intenção de voto. A primeira rodada das eleições ocorrerá em 22 de outubro, e, segundo especialistas, o pleito deverá seguir para segundo turno.
De acordo com levantamento realizado pela consultoria Analogías, divulgado em 7 de setembro, Milei possui 31,1% das intenções de voto. O ministro da Economia, Sergio Massa (Unión por la Patria), está em segundo lugar, com 28,1%. Já a ex-ministra da Segurança, Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), ocupa o terceiro lugar, com 21,2%. A pesquisa ouviu 2.398 pessoas por telefone de 24 províncias argentinas, entre 3 e 5 de setembro, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Um estudo anterior realizado pela Opinaia e divulgado em 3 de setembro pelo jornal Clarín mostrou Milei com uma vantagem mais expressiva, alcançando 35% das intenções de voto, enquanto Massa e Bullrich registraram 25% e 23%, respectivamente. Nessa pesquisa, 2.000 eleitores foram entrevistados entre 15 e 23 de agosto, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Para alcançar a vitória no primeiro turno, um candidato precisa obter, pelo menos, 45% dos votos, ou 40% e uma vantagem de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Com base nas informações das pesquisas recentes, é provável que as eleições avancem para o segundo turno, marcado para 19 de novembro.
Fonte: Poder 360.